
A comunicação formal é importante para qualquer empresa ou pessoa. Ela é importante para que qualquer ação dentro da corporação seja colocada em prática com sucesso e tranquilidade. Ela vem da alta administração, ou seja, é uma comunicação dirigida e estrategicamente elaborada para os seus públicos, é uma comunicação formal, que transmite informações, medidas, ordens, e etc., por diferentes veículos, como por exemplo, impressos, visuais e eletrônicos.
A comunicação formal de maneira geral é escrita, segue modelos pré-determinados e tem seu trâmite e movimentação registrada e documentada pelos órgãos responsáveis. Toda comunicação, seja ela externa ou interna, que siga padrões e modelos determinados pela organização é uma comunicação tida como formal.
Ou seja, se há uma maneira específica, estabelecida pela organização, de se comunicar com um subordinado, um superior ou com outro setor ou empresa, estamos diante da comunicação formal.
A respeito da liderança, é importante que o colaborador saiba se comportar mediante a presença e a comunicação formal com seus colegas de trabalho e principalmente sua liderança, mantendo um relacionamento e uma comunicação sempre formal.
Dentro de corporações existem alguns canais para facilitar a comunicação, como:
Descendentes: esse fluxo é responsável pela implementação das estratégias organizacionais e inclui instruções de trabalho, mensagens, reuniões e mecanismos de feedback;
Ascendentes: São as informações que partem do nível operacional e chegam ao topo em forma de sugestões de melhorias, pesquisas de clima organizacional, relatórios e informações contábeis financeiras.
Horizontais: Com a finalidade de dar suporte e coordenação, as mensagens são trocadas lateralmente, num mesmo nível, ou em diagonal, alcançando diferentes áreas, reuniões interdepartamentais, equipes de projetos e forças-tarefas são alguns mecanismos por onde circula a informação nesse tipo de fluxo.
Utilizamos a Linguagem Formal em discursos públicos ou políticos, em salas de aulas, conferências, palestras e seminários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário