Seguidores

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Comunicação Informal

Imagem relacionada   
A comunicação informal é todo tipo de relação social entre as pessoas da organização. É uma forma dos funcionários terem mais informações para saciar a curiosidade; informações estas, que muitas vezes não são disponibilizadas nos canais formais, o que faz com que haja uma procura por fontes alternativas.

Algumas das formas mais conhecidas na rede informal são os boatos e rumores. A comunicação informal não é estratégica, afinal não é solicitada pela alta administração; porém, não é por isso menos importante. A rede informal precisa ser levada a sério e a organização precisa tirar proveito positivo desse tipo de comunicação, afinal assim é possível saber com mais rapidez a opinião, as insatisfações e os boatos existentes na organização.

Geralmente, a comunicação informal veicula mensagens que podem ou não ser referentes às atividades da empresa. Através dela pode-se conseguir mais rapidamente mensurar opiniões e insatisfações dos colaboradores, ao ter uma ideia mais ampla do clima organizacional e da reação das pessoas aos processos de mudança.

Um exemplo claro e prático para entendermos este tipo de comunicação é a chamada “Rádio peão”, que é formada pelos funcionários dentro de uma empresa a partir de um comunicado que corre entre os setores e que não é formalizado pela instituição, gerando, assim, a distorção do real sentido do comunicado ou assunto. Quando bem gerenciada, esse tipo de comunicação pode ser um meio de trazer resultados positivos para a empresa, já que atinge à todos de formas diferentes.


Um exemplo de linguagem informal, são as gírias, a forma como falamos com pessoas próximas a nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário