Assim, tal norma criou um padrão para que todas as gestões se adequassem e oferecessem mais segurança a seus trabalhadores. Além disso, ela reduz os erros de interpretação, pois a informação é transmitida com facilidade.
Em todas as situações, cores corretas devem ser utilizadas para indicar as ameaças à saúde de um trabalhador. Elas também podem delimitar áreas ou mostrar tubulações para a condução de gases e líquidos. Apesar disso, você deve tomar muito cuidado para não utilizá-las de forma errada e ocasionar distrações ou confusões aos trabalhadores.
A NR 26, estabelece padrões quanto à utilização de cores para sinalização no local de trabalho e tem como finalidade prevenir acidentes, identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases.
A sinalização de segurança é obrigatória para todos os tipos de empresas, independente da quantidade de trabalhadores, é fundamental a presença de indicações de perigos, riscos, guias de localização e caminhos a serem traçados. As cores estimulam a nossa percepção, porém devem ser utilizadas o mínimo possível, para evitar a distração e confusão.
As cores:
- Vermelho: identifica os equipamentos de proteção e combate a incêndio, também caracteriza a proibição.
- Laranja: Indica perigo em partes móveis de máquinas e equipamentos, canalizações de ácidos, parte interna de caixas protetoras de dispositivos elétricos.
- Amarelo: Tenha cuidado. É indicado para situações com muito risco e que requer enorme atenção.
- Verde: Caracteriza segurança. São avisos, guia de localizações, macas, entradas de salas de emergência.
- Azul: Indica ações obrigatórias e informações. Avisos contra uso e movimentação de equipamentos.
- Branco: Faixas de localização, direção, circulação.
- Preto: Canalizações de inflamáveis, combustíveis de alta viscosidade. O preto poderá ser usado em substituição ao branco, ou combinado a este, quando condições especiais o exigirem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário